LIVROS PARADIDÁTICOS x ENSINO DA MATEMÁTICA

Uma junção perfeita!

O Professor André, para fugir dos conceitos tradicionais de ensino da matemática que é baseado somente na fala do professor e exercícios de um livro didático, propôs aos alunos um trabalho paralelo com livros paradidáticos. Além de ser uma atividade diferenciada elimina o estereótipo de que pra saber matemática não é preciso ler.

Os materiais didáticos utilizados em sala de aula servem como recursos para alcançar tais objetivos, contribuindo para a visualização, a experimentação e a fixação dos conteúdos propostos, levando em consideração suas características e peculiaridades. O livro paradidático se apresenta como um recurso de extrema importância no ensino da matemática que exige uma definição clara de objetivos e significados que irá adquirir, para interagir positiva e produtivamente como os demais materiais e para não ser confundido com eles, sendo incumbido de funções que não lhe cabem. Com um aspecto mais informal e descontraído, o livro paradidático não se prende a um tema do currículo e nem mesmo se restringe à matemática. Pode, então, ser uma ponte para a interdisciplinaridade e a discussão de temas transversais, tais como ética e pluralidade cultural, em aulas de matemática.

É nessa perspectiva que o trabalho será desenvolvido, sempre analisando as atividades já realizadas e em realização pela área de matemática, através da leitura dos projetos, dos trabalhos e dos próprios livros; e das entrevistas com alunos e professores.

  • Pretendemos mostrar um pouco do nosso projeto, enfocando a possibilidade de trabalhar esses temas transversais em aulas de matemática, tomando por base o livro paradidático. Após a leitura os alunos desenvolverão seus próprios textos paradidáticos, criarão novos jogos e desenhos, essa é a avaliação que pretendo fazer com a conclusão desse trabalho.” Prof André

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: